Há 25 anos no mercado editorial, a VEIO LIBRI presta serviços a editoras, principalmente na coordenação de volumes e coleções e produção de texto, e também associada a importantes designers gráficos e ilustradores. Temos entre nossos clientes as maiores editoras do país e, entre nossasrealizações, importantes obras e coleções de sucesso.

 

Quem Somos

 

Marisa Reis Sobral: Pesquisadora, Redatora, Tradutora e Analista de Originais e de Projetos Editoriais, Coordenadora Editorial. Formada em História e Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-RJ.

Luiz Antonio Aguiar: Escritor, Redator, Tradutor, Analista de Originais e de Projetos Editoriais, Coordenador Editorial. Formado em Comunicação Social e Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-RJ.

 

Cardápio de Serviços para Editoras

 

Produção de textos.
Coordenação de Coleções e Volumes.
Organização de coletâneas/antologias e outras publicações.
Análise de Originais e Projetos Editoriais (pareceres).
Copy Desk e Ghost-Writer
Redação de Suplementos Editoriais (apresentações, orelhas, 4a capas, textos catálogos, aparatos para discussão da obra, resenhas e análises).
Tradução (do inglês e do espanhol).

 

Para Particulares:

Oficinas de Criação Literária
Cliínicas de Criação Literária
Análise e Pareceres de Originais

 

 

Cardápio de Palestras e Oficinas

Para Meninada, Garotada, Professores, Bibliotecários e Público em geral.

 

PARA QUEM GOSTA DE LER

 

Palestras dirigidas para um público que já lê e que se interessa em polemizar em torno de temas articulados à Literatura. Podem também ser apresentadas isoladamente ou em um ciclo de 5 palestras com os temas:

          Literatura e História. A Literatura em confrontação com a disciplina da História e a História como ambientação da ficção. Ordem cronológica e de causa e efeito x manipulação ficcional. Exemplos em Machado de Assis (Dom Casmurro) e outros.

          Literatura e Fé. Em tempos de fundamentalismo, o poder de narrar, de construir uma ficção x a figura divina em nossa cultura. Onipotência e onipresença x universos ficcionais, personagens, enredos.

          Literatura e Ciência. Uma discussão sobre a construção de modelos de conhecimento na Ciência e na Literatura. A Literatura como apreensão metafórica do mundo. A Ciência como apreensão construída do mundo. A atualização de nossos conhecimentos do mundo, de novidades conquistadas e anunciadas pela ciência... e a Literatura.

          Literatura e Internacionalismo. A noção de pátria, de civismo, diante da Literatura. É válido considerar o universo ficcional sem fronteiras geopolíticas; sem nacionalismos, sem regionalismos? A apropriação da Literatura pelo leitor.

          Literatura e Atualidade. Como fica a cultura do livro no mundo globalizado, on line, in cloud, digitalizado e virtual? O Clássico, o universal, o não datado, o humano e o além da história, em Literatura. Os chips reinventaram o ser humano? Abrindo a Biblioteca dos Clássicos.

 

PARA APURAR O PALADAR : Oficinas de leitura

 

O ideal é que sejam 3 sessões de 3 horas cada, com leituras prévias por parte dos participantes. Mas, podem-se considerar adaptações de acordo com as necessidades/ conveniências/disponibilidades. Máximo: 15 participantes.

          Uma Leitura “de lupa” de Machado de Assis. A novidade de Machado nas crônicas. Os contos mais destacados. Uma leitura “de lupa” em como Machado de Assis constrói a dúvida capitolina em D.Casmurro. Machado e suas bruxarias literárias – um refinamento da leitura da obra machadiana.

          Leitura de crônicas de Machado de Assis. A melhor porta de entrada na leitura de Literatura em geral e na obra de Machado são as crônicas. Seleção de crônicas apontando especialmente para os recursos literários de Machado e suas principais características, como a ironia, a narração em 1ª pessoa e outras BRUXARIAS LITERÁRIAS.

 

LITERATURA É AVENTURA

 

PARA QUEM QUER GOSTAR DE LER

 

Para estimular excursões, investidas...no mundo da Literatura... Palestras.

          O Clássico e o POP. De Homero a Harry Potter (e outros) . A Literatura que seduz, que envolve. A ligação da literatura mais popular atual com os clássicos. Todo POP tem clássico na família.

          Só Podia Ser Mulher. Uma viagem por personagens femininos de José de Alencar, Machado de Assis e Lima Barreto. A sociedade, a cultura, o amor, a família... explorados por meio de personagens femininos. A julher e seu tempo no século XIX e na virada para o século XX. Sedutoras, Recatadas, Esfinges, Misteriosas...

          Por Que Machado de Assis? Cinco razões fundamentais para termos Machado em grande consideração... A Biografia de Machado; Machado: um Brasileiro entre os gênios da Literatura; a Novidade de Sua Obra em vários gêneros; a Nova Inteligência sobre o Brasil, até hoje atual; as Bruxarias Literárias.

          Primeiras Jornadas na Mitologia Grega. Partindo de Percy Jackson... vamos ver de onde isso veio... Homero, Ilíada, Odisseia, Heróis, Monstros, deuses... profecias... desde tempos arcaicos e até hoje em dia.

          A Literatura de Terror. O Gótico do Romantismo. Literatura de Terror x sustos e arrepios. Vampiros vegetarianos e o terror mais atual. Origens clássicas (Homero: Odisseia); uma arqueologia do estilo gótico, desde tempos arcaicos até hoje; o Gótico Romântico: Momento Maior: séculos XVVIII e XIX: os grandes clássicos do terror: o Drácula e seus companheiros de noitada.

          Tramas e Truques da Literatura Policial. Autores que representam marcos no estabelecimento de técnicas da composição de novelas policiais. Leitura & Discussão. Edgar Allan Poe, Conan Doyle, Charles Dickens, Agatha Christie , Dashiell Hamett, Rex Stout, George Simenon , e alguns autores brasileiros. Observação de técnicas de composição. Leitura e discussão livre.

 

Todas essas palestras podem ser formatadas para oficinas de leitura, em que o passeio pelas obras mencionadas pode ser reforçado com leitura e discussão livre de textos dos autores citados. Para públicos de até 20 participantes.

 

PARA PAIS, TITIOS E AVÓS

 

LITERATURA EM FAMÍLIA (e no colégio também). Palestra sobre a importância da Literatura na família. O convívio com os livros dentro de casa. O apoio das iniciativas de estímulo à leitura de Literatura do colégio, como adoção de livros, desincentivando os “resumos” e/ou a fotocópia. A leitura em família como parte do envolvimento afetivo dos pais e avós com a meninada e a garotada. A Literatura na vida da gente.

 

Oficina de Criação Literária

 

Discussão de textos elaborados pelos alunos a partir de uma “encomenda” bem focada. Exercícios de criação de personagens e composição de enredo. Exercícios de apuro de linguagem literária (deliberação, construção, efeito). Aprendendo a ser um leitor e crítico de si mesmo: reescrevendo o seu texto. Recomendação de leituras de acordo com cada partiipante.

SERVIÇOS